Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

QUINTA 20 DE SETEMBRO 2012




Há poucos dias atrás, perguntaram ao Papa Bento XVI: 
Qual a maior necessidade da Igreja?

 O Papa respondeu:

“A Igreja precisa aprender a proteger-se e defender-se do ‘mal’, o qual a Bíblia chama de ‘diabo e Satanás’. Quando eu digo Igreja, penso na Igreja como um todo, mas também em cada família cristã e em cada cristão em particular. E só há um meio de nos protegermos e nos defendermos do Maligno: como no sonho profético de Dom Bosco, precisamos estar em oração profundamente unidos a Jesus Eucarístico e à Virgem Maria.”

Maria, passa na frente!

Maria, passa na frente e vai abrindo estradas e caminhos, abrindo portas e portões, abrindo casas e  corações, a Mãe indo na frente, os filhos estão protegidos e seguem os seus passos. Ela leva todos os filhos sob sua proteção, Maria, passa na frente, e conduz todas as famílias, conduz a minha família, tu tens poder para isso. Mãe, vai acalmando, serenando, amolecendo os corações, vai acabando com o ódio e rancores, mágoas e maldições, vai tirando teus filhos das perdições, Maria, passa na frente e cuida de todos os detalhes, cuida, protege e ajuda. Maria, passa na frente quando  falo com meus familiares e quando vou ao trabalho, passa na frente quando eu tiver que receber uma notícia, quando o médico me der o resultado de algum exame, ou quando tiver que fazer uma cirurgia. Maria, passa na frente e acompanha-me  em tudo o que vou fazer, a partir deste mês de setembro, ajuda-me a fazer da Bíblia ‘o meu alimento espiritual diário’ e ‘ o meu Livro de cabeceira’. Maria, tu és a Aurora que anuncia o verdadeiro Sol, Jesus Cristo, e contigo ninguém fica sem sentir o seu calor. Obrigado, Mãe amada, sem a qual não haveria vitória. Maria, coragem invencível dos atletas de Cristo, passa hoje e sempre na minha frente e mostra-me Jesus. Amém. 

A Senhora de Todos os Povos

Aparições na Holanda, em Amsterdã a Sra. Ida Peerdman de 1945  a 1972.



É considerada uma das mais importantes aparições do século XX, os Bispos da Holanda consideram as aparições como um grande sinal de Deus para a Igreja e para o mundo nesta época tão difícil.

Ida peerdman faleceu em 1996, com 91 anos.

O que Nossa Senhora pediu nas aparições?

  • Que Ela seja invocada como ‘Senhora de Todos os Povos’;
  • Que seja definido o dogma mariano de Co-redentora, Medianeira e Advogada;
  • Que os padres saibam evangelizar e não caiam no ‘modernismo’ e nas ‘modas’ do mundo;
  • Que todos se unam em torno da única Cruz de Cristo, único Salvador e da única Mãe, para obter a libertação do mal nesta vida e a salvação eterna;
  • Que a Igreja ‘trabalhe duro’ para afastar e tirar a juventude do paganismo moderno;
  • Que cresça cada vez mais o amor e a devoção à Presença Real de Jesus no Santíssimo Sacramento.
  • Nossa Senhora pediu para ficarmos atentos e vigilantes em relação a falsas doutrinas tanto fora quanto dentro da Igreja que procuram diminuir a posição central e principal de Jesus Eucarístico;
  • Evitar a corrupção do mundo pela prática da justiça, da honestidade e falar sempre a verdade;
  • Evitar a decadência moral na qual o mundo se encontra;
  • Ficar alertas para que a grande crise de fé que atinge membros da Igreja e grande parcela da humanidade não nos pegue também. 
Trechos das mensagens de Maria, A Senhora de Todos os Povos

“O tempo chegou. O Espírito Santo deve vir sobre a terra, sobre os povos, e é agora que o Espírito Santo deve vir. Virá um tempo de inquietação e turbulência: humanismo, paganismo, descrença. Serpentes tentarão dominar o mundo. Querem tirar a religião da família, da escola, da sociedade. Isto será feito com tanta sutileza, que quase ninguém notará. O demônio ainda não foi expulso definitivamente. Um ‘braço’ dele que age no mundo são os falsos profetas. Cuidai-vos, acautelai-vos dos falsos profetas!”

Oração que a Senhora de Todos os Povos ensinou e pediu que seja rezada todos os dias:
Senhor Jesus Cristo, enviai agora o vosso Espírito sobre a terra. Fazei que o Espírito Santo habite nos corações de todos os povos para que sejam preservados da decadência, das calamidades e da guerra. Que a Senhora de Todos os Povos, a Santíssima Virgem Maria, seja a nossa Advogada. AMÉM.


Setembro: Mês da Bíblia

Um dos mais importantes e belos Documentos da Igreja Católica sobre a Palavra de Deus, o Documento ‘DEI VERBUM’, afirma:
“Nas Sagradas Escrituras, o Pai que está no céu vem ao encontro de seus filhos e filhas e com eles conversa como um Amigo.”


"Mapa do tesouro’ que nos guia à vida eterna"

O Catecismo da Igreja Católica que, depois da Bíblia, é o Livro mais importante do cristão, ensina nos números 102 e 108:
“Por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura Deus Pai pronuncia uma só Palavra, seu Verbo único: Jesus Cristo, no qual se expressa por inteiro. Por isso, a fé cristã não é uma ‘religião do Livro’ mas a religião da “Palavra” de Deus, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo.”


Os primeiros cristãos  chamavam a Sagrada Escritura de ‘Santas Escrituras’ e ‘Livro do Senhor’. O primeiro a chamá-la de ‘Bíblia’ foi São João Crisóstomo no século 5º.
A palavra ‘Bíblia’ a partir daí tornou-se popular. Ela vem do grego ‘Biblos’ ou ‘Biblion’ e significa ‘Livros’, ‘Coleção de Livros’, ‘Biblioteca’. é o Cântico de Débora (Juízes 5).
A Bíblia começou a ser escrita por volta de 1300/1250 antes de Cristo, terminou de ser escrita no ano 100 depois de Cristo. Os estudiosos afirmam que o trecho mais antigo da Bíblia é o Cântico de Débora (Juízes 5).





Débora é uma palavra hebraica que significa ‘abelha’: a mulher de Deus é ao mesmo tempo forte (ferrão) e doce (mel). Em todas as santas mulheres da Bíblia encontramos as virtudes da fortaleza e da ternura. 

Em que línguas a Bíblia foi escrita?





Etapas de formação dos textos bíblicos

1. Experiência de vida

2. Transmissão oral (Tradição – 600 anos no Antigo Testamento!)

3. Registro escrito

4. Usos dos textos nas assembleias

5. Canonização





 “Desde a infância tu conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o poder de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, repreender, corrigir e formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacita-do para toda boa obra.”




“A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.”



Oração: 

Senhor, dai-me fome e sede da Tua Palavra. Que ela ilumine a minha mente, seja a Luz dos meus olhos e oriente sempre o meu coração.



Evangelho (Lucas 7,36-50)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
40Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre”! 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.